Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MEXERICO OU MALDIZER


“Em todo o processo da vida e relação entre os menbros o factor mais importante, decisivo e desencadeador de um mal-entendido entre os menbros é, sem sombra de dúvida, a maneira como a informação é transportada de pessoa para pessoa. Facilmente ela degenera na bisbilhotice ou se distorce na intriga e na maledicência. A vida de relação na capela baseia-se fundamentalmente na comunicação oral... de pessoa para pessoa, ou através de uma cadeia de interlocutores medianeiros o aspecto dos mais interessantes a ser estudado na vida de relação entre os menbros de uma comunidade religiosa cristã . 
 A utilização de informações (palavras, críticas, ameaças, gestos, intenções supostas, etc.) que o mexerico transporta, pertence à consciência de cada membro avaliar as suas consequências.
A modo que seu objectivo é sempre desmoralizar o menbro  ou pessoa.
O seu alvo é a honra e o bom nome de alguém e o agressor moral, muitas vezes, não tem rosto, ou usa de vários rostos.
Onde estão interesses em jogo e a procura de uma posição de preponderância na vida religiosa ou local, a calúnia visa a honra e a dignidade de uma  pessoa, desacreditando-a perante a opinião religiosa ou pública local.
– Para levar mais longe a compreensão destes dois tipos de desinformação no âmbito da vida colectiva religiosa  era preciso introduzir a aqui outros tipos de questões determinadas por chamados e  classes da organica da Igreja  ou da sociedade ou a  alteração de leitura de  escrituras, questões de ,tom de voz na conversa de temas de liderança mal aceites por alguns irmãos que ambicionavam um melhor chamado ou ja estiveram nesse chamado e criticam os outros em algo que ja fizeram antes  .
 Nos conflitos inter-familiares,  e religiosos ocorridos nas questões de prestígio ou poder,envolvendo ou não interesses materiais, pessoais ou   imediatos foi a de incluir na análise as questões de honra e dignidade, com destaque para as injurias, difamações verbais ou ameaças de ordem física e moral que muitas veses ja chegam tarde ao Bispo ou Presidente de Ramo ou Estaca levando os menbros a tomar decisões muitas veses prejudiciais para sua vida e meio familiar ...
Em qualquer dos casos, aquelas expressões inscrevem-se numa categoria mais abrangente que designo por “maldizer” (vulgarmente, conhecido por “má-língua”).
 O maldizer, como a expressão indica, é exactamente “falar mal” de outra pessoa, não necessariamente para a prejudicar, mas antes para rever os valores e normas postos em causa nas palavras e acções de qualquer pessoa. Recrimina-se o procedimento de alguém mais para ressalvar a moralidade ameaçada do que para excluir quem é alvo dessas criticas. Uma das funções mais permanentes do mexerico é o exercício de vigilância sobre a conduta dos menbros e os seus sentimentos na Igreja e na sociedade .
 A importância do mexerico e maldizer na história das pequenas comunidades religioas de real importancia  leva muitas veses a ter muitos menbros nas Alas e Ramos que nunca pensaram que seus erros e faltas de amabilidade de pratica de caridade e amor para com as irmãs e irmãos em suas Alas ou Estacas .
A cura para estes males é leitura das escrituras ou nada  que um bom jejum  e exemplos dos lideres da igreja  e pratica de  ajuda aos que estão a sua volta de modo desentressado e humilde . 
Função Informativa do mexerico ou maldizer .
O  mexerico funciona como um Radar ou instrumento que busca a notícia,perseguindo, manipulando e transportando o material recolhido através da rede de menbros da mesma capela , duma maneira difusa,irregular e não planeada.
Tudo o que acontece na capela  (como a chegada dum estranho ou menbro de outra unidade que nimguem conhece , o irmão  que primeiro o contacta é o mais abordado para se saber quem  é o que faz porque ali esta etc,o desaparecimento duma mala ou livro , a morte dum irmão, o namoro duma jovem , uma briga pois nada  deve passar despercebido e, uma vez testemunhado ou denunciado, deve ser notícia para dividir com todos, a partir duma conversa com um amigo ou  uma irmã que nao foi capaz de guardar um segredo só o tranmitindo ao Bispo ou Presidente do Ramo o Presidente da Estaca...
 As questões que resumi mostram o quadro moral de situações que,habitualmente, absorvem as conversas de um grupo de  menbros . A vida  em algumas capelas  não é, como se pode concluir, isento de conflitos pessoais ou entre famílias das mais diversas nacionalidades .
O quadro idílico esboçado na literatura  historial religiosa  dum passado recente sobre o que terá sido  os seus interesses pessoais e como para os lograr tinham de romper as suas relações ou aliar-se a adversários de outras circunstâncias ou situações de menbros que sofreram ações disciplinares .
 Assim, sendo, o mexerico ou maldizer  actua como um instrumento da actividade difusora dos factos reais, possíveis ou imaginados, internos e externos, captados pelos vários membros da comunidade,de um e outro sexo.
 A solidariedade tácita entre menbros obriga a que em  primeira mão ser contado ao Bispo ou Pesidente do Ramo. Os comentários que se produzem, enriquecem as conversas, ampliam ou amesquinham situações, pessoas e factos, porque os fazem passar por um crivo de observações criticas, positivo ou negativo.  
O mexerico, ao transferir a informação, confia aos sentimentos dos menbros da igreja  a liberdade de cada um trabalhá-la consoante a sua isenção moral e conveniência. A multiplicidade dos assuntos de mexerico não pode impedir que, uma vez formada a notícia ou informação, esta inicie o seu percurso, por alguma forma, já viciada pela subjectividade dos interlocutores que se vão interpondo na cadeia do mexerico ou maldizer.
Cada indivíduo procura o irmão ou irmã da sua confiança para falar do que sabe ou julga saber e actua como um posto receptor e difusor de informações, como um agente, mais ou menos credível, dentro da sua unidade ou Capela sem se lembrar de que deve ser o primeiro a saber e manter o sigilo levando essa informaçao ao seu lider o Bispo ou Presidente de Ramo ...
 E no recolhimento das casas, junto à mesa ou no sofá da sala  reúnem-se elementos da família com um e outro amigo mais intimo. Agora ou mais logo, hoje ou amanhã, a maior parte desse material produzido, através do mexerico, terá invadido os ouvidos de um Ramo uma Ala , Estaca ou Missão .
 Filtrado no crivo de cada boca,ampliado aqui,ou ali  com partes omitidas ou deturpadas mais adiante, mas sempre imparável, vai alimentando os sentimentos, as ideias, as preocupações do interessados, ora excitando os ânimos de alguns, ora prevenindo outros, preocupando este ou inquietando aquele, enfim, ao sabor das necessidades que os menbro muitas veses ambicionam para si como um chamado mais agradavel como Sumo Conselheiro ou Presidente do Quorum ou Presidente da Sociadade de Socorro.
O acrescento, da sociabilidade Reigiosa na sua area de residencia ou   de maneira geral criado  nas reuniões onde estao os lideres  na Estaca Ala ou Ramo a fim de influenciar com palavras sabias a busca ambicionada de um chamado a troco de uma necessidade da Estaca ou
Ala. 
 Quer dizer, o funcionamento da vida colectiva e o sentido de responsabilidade de uns para com os
outros traduz-se, muito antes dos actos, através da fala. Ao longo do ano, no seu dia-a- -dia, mediante a prática de actos simbólicos, de compromissos e reafirmações de solidariedade, os indivíduos e as famílias sentem-se moralmente interdependentes e responsáveis pelo
funcionamento da sua sociedade religiosa.
A Igreja  é mais do que um agregado de pessoas físicas ligadas a Ramos ou Alas  e a momentos  religiosos de ensino e partilha de  conhecimentos na  Igreja , suas aulas  ou  actividades ,da Ala ou Estaca etc.
 Crítica e Moralidade na vida de Maldizer. 
Isto significa que, no mexerico, e maldizer  a vida dos menbros   e seus interesses materiais envolvidos raramente escapam ao tempero amargo duma crítica ou chamada de atenção de um lider ou Bispo .
 Os valores da moral cristã  religiosa  dos menbros da igreja e outros desenvolvidos com o costume criado ao longo dos tempos  sustentam os sentimentos e juízos dos  menbros da igreja .
 Nuns casos para corrigir o que é desviante , noutros para exaltar o que é considerado exemplar quando esplicado sabiamente nas reuioes de liderança.
 É nestes momentos que surgem as modificações semânticas nas linguagens do mexerico ou maldizer. Ocasiões em que o sentimento pessoal introduz a sua dose de malícia e acrimónia, envenena e deturpa a
informação para desinformar e atingir um alvo ou um menbro da unidade  em particular que estrova na sua ansia de poder .
 Os sentimentos pessoais dos menbros alinhados na cadeia do mexerico permitem assinalar o nascimento da raiva e ódio no intercâmbio humano e representam formas de desorganização da informação, que acabam por transformá-la imprimindo-lhe sentidos novos e outros efeitos de ordem moral. Tanto a intriga como a calúnia tendem a comprometer uma relação pessoal,e religiosa de um lado, lançando a discórdia, e, do outro, conspurcando a dignidade de alguém.
 A intriga pode ser resumida  a calúnia, possui outro perfil moral; é mais acutilante pois o modo de compreenção das palavras e muitas das veses posto em causa .
Compreende-se, agora, porque se mostrava conveniente
isolar o conceito de mexerico do resto de situações positivas e negativas que, no seu percurso, ele gera.
A  aquela acção que tem por objectivo provocar uma interrupção na convivência entre duas ou mais pessoas. Não é necessariamente uma mentira, mas é, com certeza, uma acção intencionalmente dirigida para destruir uma relação de confiança entre  os menbros e famílias.
Quando uma pessoa conta a alguém a conversa que teve ou ouviu de uma terceira pessoa em seu desabono, não faz mais do que semear a intriga.
 A discórdia provocada pela intriga resulta sempre duma informação de falsa fé fornecida por uma terceira pessoa a uma das partes sob o pretexto de amizade.
 Comentar a vida e as acções dos menbros é muito comum nas capelas e casa dos menbros mais mal formados em moralidade o que leva muitas veses a afastar os menbros novos que buscam amor carinho ajuda e são muitas veses desbaratados por irmãos sabios na arte de mexerico a contar sua vida e problemas sem receber nada em troca .
 Esta ação frequentemente, constitui uma operação destinada a retocar a imagem da pessoa visada, quer acrescentando-a, quer diminuindo-a. São comentários com a pretensão de ser  conflituosos mas, às vezes, mordem como uma censura contra outra pessoa. Ou então revelam discordância com a intenção de salvaguardar valores morais pessoais ou do grupo de irmãos ou familias envolvidas.
 A utilização de informações (palavras, críticas, ameaças, gestos,intenções supostas, etc.) que o mexerico e maldizer transporta, pertence à consciência de cada um avaliar as suas consequências.
 A seu objectivo é sempre desmoralizar a pessoa e o seu alvo é a honra e o bom nome de alguém e o agressor moral, muitas vezes, não tem rosto, ou usa de vários rostos. Onde estão interesses em jogo e a procura de uma posição de preponderância na vida local,ou religiosa a calúnia visa a honra e a dignidade da pessoa, desacreditando-a perante a opinião pública religiosa e local. O meio religioso muitas vezes compara os efeitos devastadores da calúnia com uma punhalada ou agessao verbal, porque a teem como arma traiçoeira nos seus métodos de denúncia e ataque.
 Para levar mais longe a compreensão destes dois tipos de informação  colectiva era preciso introduzir aqui As matérias de conversa passam por um crivo de juízos morais que a sensibilidade de cada um apreende e reelabora segundo as suas conveniências... A simpatia, o ciúme, a rivalidade, a inveja, o amor, o ódio, a solidariedade, o ressentimento, o desejo de vingança, etc.
 São as variáveis da sensibilidade humana que sempre marcam os assuntos canalizados no mexerico ou maldizer porque a teem como arma traiçoeira nos seus métodos de não agir do modo correto na altura certa . O mexerico tem um papel essencial na construção e defesa do sentimento colectivo que une irmãos e famílias a interesses e objectivos comuns no espaço da sua capela e area geografica  vigente . O importante é compreender a sua função informativa e crítica.
A  Icensia do  Mexerico e Maldizer
Em geral as capelas  sempre desenvolveram costumes, festas, atividades , símbolos e ritos, muitas vezes supostamente diferenciadores, de outras da mesma religião.
Para além das muitas coisas que apresentam, em comum, e dos muitos interesses que poderão ter de partilhar, há, efectivamente, um património de bens religiosos  e valores que não só opõem as  varias irmãs e irmãos  entre si como, noutro plano e por outras razões, opõem os próprios irmãos e famílias dentro do agregado social e religioso em que encontram inseridos.
A dinâmica desse conhecimento, que uns e outros têm de si mesmos e dos outros (o que eu sei, penso e digo dos outros e o que eu sei que os outros pensam, sabem e dizem de mim) desencadeia-se através da conversação informal que, em locais mais ou menos polarizados pelo costume, que se estabelece entre  irmãos de ambos os sexos .
Mexerico e Comunicação

 A expressão que em português define o costume de falar e comentar notícias sobre os  factos e locais e outros é o “mexerico”.
Nessas conversas, os interlocutores têm sempre tendência para acrescentar ou suprimir alguma coisa quando falam sobre alguém,consoante gostam ou não gostam dessa pessoa ou família. Desta maneira, tudo o que se pode saber directa ou indirectamente sobre a vida dos menbros e outros acontecimentos da vida religiosa é propalado pelo mexerico e acaba por se espalhar pela igreja mais predominante na capela que  todos frequentram.
O mexerico ou maldizer  funciona, deste modo, como um processo de comunicação primário das pequenas comunidades ou grupos, onde não existe a escrita,mas oralmente ou ela tem uma função secundária no processo de comunicação social interno.
Na opinião das pessoas marcadas por preconceitos cultivados no meio urbano e religioso, o “mexerico” confunde-se com a “málíngua”como um passatempo gratuito e de efeitos perniciosos para o clima de vida dos pequenos grupos de menbros que sempre procuram um meio de dar aso a sua ansia de criar confusão e instabilidade  .
Quem, portanto, emite este juízo,considera que a boa educação e a cultura livresca alimentam  o vício do mexerico... Observado mais atentamente o fenómeno não é tão simples e negativo como pode parecer à primeira vista, quando analisamos o mexerico no quadro da vida religiosa .
No presente estudo utilizarei o termo mexerico” em ves de maldizer  como a expressão mais adequada para designar o processo primário dos pequenos grupos se comunicarem e fomentam a intrida nos que estão a sua volta .

 Ao tomar este tema para as minhas reflexões senti a falta de alguma literatura e analise mais critiosa pois muitas veses os Bispos e Presidentes de Ramos mais exprientes e que resolvem essas questões com o acareamento dos menbros intervenientes e lhes mostrando o que lhes podia adevir se hovesse uma ação disciplinar severa . .
Vários estudiosos terão feito alusão ao mexerico, mas a sua análise antropológica na vida de relação em pequenas capelas foi assunto que não parece ter merecido alguma atenção particular entre os menbros .
 O meu contacto com o pequeno trabalho de Elias e Scolson um sociologo e antropogo do meio religioso e social fez-me convencer de que não era despropositado abordar, mesmo como mero exercício na análise da psicologia da vida religiosa.
. O mexerico tem o seu terreno no meio religioso ou,social e aqui,as suas características mostram uma grande semelhança com o que me foi dado  a observar e conhecer.
Transcrevo a parte essencial das muitas  conclusões:
“Um mexerico depende de normas, de crenças e de relações comunitárias ou religiosas ...”, e traduz-se, geralmente, como “informações mais ou menos pejorativas relativamente a uma terceira pessoa, trocadas entre duas ou mais pessoas...” sendo “estruturalmente, o mexerico que censura ...inseparável do mexerico que glorifica, neste caso a si próprio ou aos grupos com os quais se identifica – O que fica extractado define o “mexerico” como maldizer alguem muitas veses porque nos fizeram frente o nos mostraram algo que nao concordamos de modo a nosso ponto de vista do assunto ou tema  a debater ou a apresentar).
“Um mexerico  traduz-se, geralmente, como “informações mais ou menos pejorativas relativamente a uma terceira pessoa, trocadas entre duas ou mais pessoas...” sendo “estruturalmente, o mexerico que censura essa inter açao de melhorar um bom relacionamento...
 O que fica extractado define o “mexerico” como a comunicação essencialmente informativa; b) sendo também um processo expontâneo de critica pode, por isso, tanto rebaixar uma terceira pessoa, como glorificá-la; c) revelando-se parte de um corpo de crenças e normas, necessariamente inserido num contexto comunitário e religioso . Utilizarei, pois, estes três aspectos característicos do
mexerico para destacar a análise que a seguir apresento: lançado por alguem para tirar proveito propio ,criado para lançar a confusao  ou lançado para difamar ou denegrir alguem alguem que queremos que fique nas palavras de maldizer dos menbros  da igreja Ala ou Estaca  testando o Bispo  da Ala ou Presidente do Ramo nunca pensando que algo nos pode acontecer quando se souber a verdade. 
Concluimos que o mexerico e maldizer são armas utilizadas por Satanas  para verificar nossa Espiritualidade e temencia ao Pai Celestial e a seu filho Jesus O Cristo nosso Salvador e Redentor muitos maldizentes se esquecem que existe alguem que tudo vê e sabe de nossa vida .

Base de analise deste artigo
Levitico 19:6
Samuel 16:10-11
Salmo 140:11
Corintios 5:11 ,6:9-10
Colossensses 3:8
Tiago 3:6,8
Pedro 2:1-3 ; 3:10
D&C 42:27

1 comentário:

  1. SEU TEXTO ESTA EXELEMTE MAS MUITO GRANDE SEUS AMIGOS OU MENBROS DE SUA IGREJA O IGNORAM POIS SE SENTEM ENCOMODADOS POR ISSO OS AFETAR O NAO TEREM CORAGEM DE COMENTAR ESTE BELO TEXTO ONDE TUDO E REAL EM PALAVRAS BOM AMIGO VAI EM FERENTE NAO DESISTAS UM DIA RECONHECERAO O TEU MERITO .
    MARANATA

    ResponderEliminar